salmo 119 – verso 27

Faze-me compreender o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas” (Salmo 119:27).

Quando se aproximava o dia da morte de Davi, ele deu ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Portanto, tenha coragem e seja homem! Guarde os preceitos do Senhor, seu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés. Assim, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e por onde quer que você for” (1 Reis 2:1-3).

No salmo 119 a vontade de atender a estas últimas palavras de Davi, o mavioso salmista de Israel, é notória e impactante: guardar os estatutos, mandamentos, juízos e testemunhos de Deus, de acordo com a Lei de Moisés, e desta forma andar nos caminhos do Senhor.
É o Senhor quem pode fazer-nos compreender o caminho dos Seus preceitos, que nos conduz a meditar nas Suas maravilhas.

Jesus Cristo, o Filho Perfeito de Deus, trouxe-nos ensino e compreensão extraordinária sobre os mandamentos de Deus: “Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5:17-19).

Ficamos maravilhados como Jesus nos leva a compreender com mais propriedade a verdade de Deus, quando nos dá, no Sermão da Montanha, preciosos esclarecimentos comprando os textos da lei: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos”; com o seu ensino: “Eu, porém, lhes digo”, levando-nos a meditar como devemos andar para que o seu mandamento seja por nós praticado: “Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5:16).

Certa ocasião um “intérprete da Lei, querendo pôr Jesus à prova, perguntou-lhe: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Jesus respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.’ Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:35-40)

Esta oração do salmista: “Faze-me compreender o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas” (Salmo 119:27) nos leva a pensar que sem conhecer qual é o caminho do Senhor, haveremos de nos perder. O caminho de DEUS é perfeito. Deus na verdade deu-nos o Seu manual de instruções, que é a Sua Palavra, que tem sido comparada a uma bússola que nos dirige. Na verdade os mandamentos do Senhor são um mapa. Se não seguirmos este mapa, nos perderemos. É também andando na vereda dos preceitos do Senhor que podemos descortinar as mais lindas paisagens que nos mostrarão a Grandeza, a Fidelidade, a Justiça, a Misericórdia, a Soberania, a Bondade, o Amor do Senhor e tantas outros preciosos atributos do Deus Triúno.

Há pessoas que entram por seus próprios caminhos e desejam adaptar o Manual a estrada de sua escolha. Desejam reinterpretar a Escritura Sagrada para que fique adaptada ao seu próprio caminhar. Para o salmista não. Ele quer compreender o caminho dos preceitos do Senhor. É seguindo por este caminho que agradamos a Deus e somos úteis para os que são nossos próximos. E sempre precisamos orar: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24).

Observando especificamente as duas tábuas da lei, entregues por Deus ao povo de Israel, podemos compreender pelo menos seis tópicos principais, dentro dos quais podemos inserir cada um dos dez mandamentos, e com a ajuda do Senhor, por meio do Espírito Santo, andar de acordo com a vontade de Deus:

A) QUE SAIBAMOS QUE HÁ UM ÚNICO DEUS

Deus deve ser amado acima de tudo: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. Os dois mandamentos deixam esta verdade muito clara:

1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Deuteronômio 5:7).

2º. Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Deuteronômio 5:8-10).

Precisamos compreender a loucura da idolatria. Lutero afirmou: “Aquilo que uma pessoa mais ama, isso é o seu Deus”! Talvez esteja aí a raiz dos nossos problemas: falta de amor para com Deus. Colocamos diversas coisas e pessoas em primeiro lugar e não o Senhor. O que, de fato, nos motiva, nos norteia, nos impulsiona; são as realidades espirituais ou são as realidades terrenas e seculares.

B) QUE TENHAMOS CUIDADO COM A NOSSA LÍNGUA

Há também dois mandamentos que deixam está verdade bem clara:

3º. Mandamento: “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Deuteronômio 5:11).

É preciso um sério compromisso para não sermos culpados deste terrível mal que incomoda os ouvidos a todo o instante, em toda e qualquer conversa: o uso do nome de Deus indevidamente. É o que está na boca de todos, sem nenhum respeito e consideração para com o Eterno Deus, o Criador do Universo. Até na oração o nome do Senhor é repetido dezenas de vezes, que vira uma reza e não uma conversa com Deus.

9º. Mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Deuteronômio 5:20).

C) QUE VIVAMOS CADA DIA DA SEMANA CORRETAMENTE

4º. Mandamento: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho…” (Deuteronômio 5:12-15).

O equilíbrio no uso do tempo, distribuído ao longo de uma semana, é sagrado. Há seis dias para trabalhar e fazer o que precisa ser feito. Há um dia para ser santificado. Onde está o que poderíamos chamar de DIA SÁBATICO, onde de fato descansamos, seguindo o exemplo do nosso Criador, que no sétimo dia descansou? Deus sabe que precisamos de descanso para recompor as forças físicas, emocionais, mentais e espirituais. Como explicar a síndrome do estresse que se tornou a palavra mais usada nos dias de hoje?

D) QUE HONREMOS NOSSOS PAIS

5º Mandamento. “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Deuteronômio 5:16).

E) QUE SAIBAMOS QUE DEUS CONHECE OS NOSSOS PENSAMENTOS E AÇÕES

Vivemos dias de extrema violência, quando as pessoas perderam a noção do que é certo ou errado. As pessoas agem como se Deus não existisse. O que mais se observa no dia a dia, seja nos livros que se lê, nos filmes a que se assiste ou nos jogos com que se brinca, é a atitude perversa de buscar prejudicar as pessoas que estão próximas ou prejudicar-se a si mesmo.

6º Mandamento: “Não matarás” (Deuteronômio 5:17).

Deus dá grande valor à vida. Ele é o doador da vida e deu o mandamento de que ninguém está autorizado a tirar a vida que ele dá. Hoje se sabe que em muitos países não é errado fazer um aborto. Ora, um aborto realmente é algo cruel e é assassinato. Contraria o mandamento de Deus. Hoje, em muitos países, considera-se que é certo ajudar pessoas idosas e doentes a morrer. A eutanásia também é assassinato! É Deus quem dá a vida e é Deus – e somente Deus – quem deve decidir quando devemos morrer. Hoje cresce em todo o mundo o número de suicídios, o que também contraria o mandamento de Deus. Ninguém tem o direito de matar a si mesmo.

Jesus ensinou que odiar e sentir raiva de alguém é tão ruim quanto matar. Quantas vezes as pessoas dizem: “Quero que você morra!”

7º Mandamento: “Não adulterarás” (Deuteronômio 5:18).

Quanto ao relacionamento conjugal, lemos em Gênesis 2.24: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Um homem e uma mulher devem se casar e viver juntos. Um deve amar, ajudar e encorajar o outro. Eles devem ter filhos e devem ser pais carinhosos para eles. Esse é o plano maravilhoso de Deus!

Deus não quer que haja dois pais ou duas mães em uma família. Deus não aprova isso. Deus não planejou a família dessa maneira. Certamente, porém, Deus ama a todos, até mesmo aos que ainda não obedecem às suas leis.

Quando um homem deixa sua esposa e passa a viver e a ir para a cama com outra mulher, ele comete adultério. Quando uma mulher deixa seu marido e passa a viver e a ir para a cama com outro homem, ela comete adultério. “Portanto, tenham cuidado para que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio e também aquele que cobre de violência as suas roupas, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto, tenham cuidado e não sejam infiéis” (Malaquias 2:15,16)

O princípio verdadeiro de Deus é que se una um homem a uma mulher. Unir um homem como outro homem e uma mulher com outra mulher é um erro fatal, que não é aprovado por Deus.

Jesus também explicou que pensamentos impuros são tão ruins quanto adultério. Olhar ou pensar com intenção impura significa ter pensamentos sujos. Esses pensamentos vêm à nossa mente quando olhamos uma imagem sexy, em filmes, em DVDs, em revistas ou na Internet, que sabemos que não devemos ver. Olhar essas coisas é quebrar o mandamento de Deus.

F) QUE NOS CONTENTEMOS COM O QUE TEMOS.

8º Mandamento: “Não furtarás” (Deuteronômio 5:19).

Como desapareceu a integridade e a honestidade. A palavra que mais se ouve cada dia é “corrupção”. O roubo é algo bastante comum. Às vezes, o roubo é de coisas pequenas, como canetas; às vezes, é de coisas caras, como celulares ou carros. Outras vezes, o roubo é escandaloso, como os noticiados pela mídia a cada dia, com roubos bilionários de instituições até do governo. Roubar é quebrar o mandamento de Deus.

10º Mandamento: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Deuteronômio 5:21).

Deus quer que cada um seja grato por todas as coisas boas que ele tem dado. Não há necessidade de roubar e muito menos de cobiçar. Cobiçar é desejar de todo o coração ter algo que alguém tem, é ter inveja de uma pessoa, desejando ter o que ela tem. A cobiça pode levar ao roubo.

Pode até acontecer que uma pessoa não roube algo de fato, mas quebre o mandamento de Deus por ter pensamentos cobiçosos, desejando coisas, pois não está satisfeito com o que Deus lhe dá.

Claro que não há problema nenhum em querer coisas boas, mas Deus não quer que continuamente desejemos e desejemos ter mais e mais coisas. Também não é errado desejar obter coisas melhores, mas é errado ter inveja das pessoas que têm coisas melhores que nós. É claro que podemos gostar de alguma coisa que pertence a alguém, mas não podemos nos sentir infelizes, ciumentos e invejosos pelo fato de não possuirmos tudo o que desejamos.

É difícil não quebrar o mandamento de Deus que diz para não cobiçarmos. As propagandas que vemos todos os dias dizem que só podemos ser felizes se tivermos o que nos oferecem. Se o anúncio tenta você a cobiçar, pare de assistir a ele ou, enquanto assiste a ele, pense em todas as coisas boas que Deus tem dado a você.

SENHOR, “faze-me compreender o caminho dos teus preceitos, e meditarei nas tuas maravilhas” (Salmo 119:27).

Finalmente, leia com atenção e em oração, na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, o capítulo 10. Que rica instrução! Que não nos tornemos “motivo de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem para a igreja de Deus” (verso 32) e que, “assim como recebemos Cristo Jesus, o Senhor, continuemos a viver nele” (Colossenses 2:6) porque ELE, JESUS CRISTO, é o caminho!

Deixe um comentário