salmo 119 – verso 76

“Que a tua bondade me sirva de consolo, segundo a palavra que deste ao teu servo.” (Salmo 119:76).

Ao iniciarmos este bloco de 8 versículos, (73 a 80) todos eles começando com a letra “YUD”, a 10ª letra do alfabeto hebraico, mencionamos ser esta a menor das letras, bem pequenina mesmo, como se fosse um pontinho de tinta, num formato que lembra uma pessoa em oração diante de Deus com a cabeça humildemente inclinada.

Como nos sentimos pessoalmente, diante da imensidão do universo? Inclusive diante da absoluta incerteza do que nos aguarda o próximo minuto? Ou quando, tantas vezes, enfrentamos dificuldades angustiantes que parecem não ter fim e que nos fazem sofrer?

Quando somos desafiados a não nos conformarmos com este mundo, é bom ter a noção que neste mundo desde o nascimento a pessoa é treinada para ser a melhor e superior as demais. O trágico é que todos acreditam que o são. Gostam de contar sobre suas façanhas em todos os níveis e não costumam admitir nunca que falharam.  Buscam sempre “status” em todas áreas, amam ser elogiadas e fazem questão de mostrar sua autoconfiança. Não são “pinguinhos” de tinta. Não se consideram jamais uma “Pequenina letrinha”. São espertos, fortes, determinados, aparentando uma autoestima grandiosa. São donos do seu próprio destino, e se alguém, por qualquer razão os questione de algo, não só pensam, como dizem abertamente: “Você sabe com quem está falando?”

O salmista já se referiu a este tipo de pessoa chamando-os de “os soberbos”, que inclusive vivem suas vidas completamente longe de Deus, considerando que na verdade não precisam de Deus, pois sabem cuidar-se de si mesmos. Estes não o aceitavam e, o mais triste, o perseguiam, e com toda a certeza, especialmente por colocar-se na dependência de Deus e desejar ficar submisso à Palavra de Deus.

É precioso considerar que as primeiras bem-aventuranças de Jesus, seguem exatamente na contramão de tudo quanto a cultura humana considera importante. Jesus Cristo afirmou em Mateus 5:3-5:

— Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
— Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
— Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.”

Ao orar: “Que a tua bondade me sirva de consolo, segundo a palavra que deste ao teu servo” o salmista se coloca diante de Deus como um “pontinho pequenino”, um “YUD”, que ganhou a consciência antecipada do que alguns milênios mais tarde seria registrado pelo apóstolo numa de suas cartas: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.” (1 Pedro 5:6,7).

O salmista, com esta oração do Salmo 119:76, andava nas mesmas pegadas de Davi, “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22), que embora fosse o rei de Israel, vivia como uma simples ovelha dependente e confiante em Deus, o Seu pastor. Veja como Davi também se expressava:

  • Salmo 27:11-14 – “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos meus inimigos. Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade. Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.”
  • Salmo 86:14-17 – “Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e um bando de violentos procura tirar-me a vida; eles não te consideram. Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade. Volta-te para mim e tem compaixão de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva. Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam e se envergonhem os que me odeiam; pois tu, Senhor, me ajudas e me consolas.”

Na realidade a única fonte de consolo estava na bondade do Senhor, e se há algo que deve marcar a vida de cada uma das criaturas humanas é o reconhecimento e a gratidão que dia após dia, deve sua existência ao Criador do Universo, “o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra ……… ainda que não esteja longe de cada um de nós; pois nele vivemos, nos movemos e existimos.” (Atos 17:24-28). Ele faz que o sol se levante e que a chuva caia sobre todos, até dos que negam a sua existência. A terra toda está cheia da bondade de Deus, que nunca deixou de dar testemunho de Si mesmo, fazendo o bem, dando a todos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo o coração de todos de fartura e de alegria. (Atos 14:17).

Na bênção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes de Sua morte, encontramos um versículo preciosíssimo: “Na verdade, amas os povos; todos os teus santos estão na tua mão; eles se colocam a teus pés e aprendem das tuas palavras.” (Deuteronômio 33:3). A bondade de Deus é demonstrada indistintamente, sem acepção de pessoas, a todos os povos, mas há alguns que individualmente se colocam aos pés do Senhor para aprender das Palavras do Senhor. O salmista era um destes. Que precioso.

E na carta aos hebreus, no Novo Testamento, no capítulo que nos relata uma série de homens e mulheres que andaram com Deus, nas mais diversas situações, encontramos em todos eles a fé, que é descrita como: “a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.” (Hebreus 11:1) E o texto continua: “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.” (Hebreus 11:1-3).  Ao longo de todo o capítulo somos relembrados daqueles que, sem exceção, enfrentando as mais severas adversidades, passando pelo mundo como peregrinos e estrangeiros, oraram como o salmista: “Que a tua bondade me sirva de consolo, segundo a palavra que deste ao teu servo.” (Salmo 119:76). Eles não foram os grandes segundo o conceito deste mundo, eles “passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados.” (Hebreus 11:37). Eram os “pontinhos pequenininhos”, mas tinham fé. E como precisamos de fé. Certa vez “os apóstolos disseram ao Senhor: Aumente-nos a fé. Ao que o Senhor respondeu: Se vocês tivessem fé como um grão de mostarda, diriam a esta amoreira: ‘Arranque-se e transplante-se no mar.’ E ela obedeceria.” (Lucas 17:5,6).

Sim, todos eles tiveram fé no Senhor e experimentaram o consolo do Senhor, mesmo nos momentos mas dolorosos. Sim, sempre estiveram gratos por saberem serem alvos da bondade de Deus. E servem de modelo e exemplo para nós nos dias de hoje, porque “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11:6). Sim, como disse o profeta: “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.” (Naum 1:7).

É impressionante meditar no último capítulo de Hebreus, o capítulo 13, e considerar o contexto em que viviam os crentes. Perceba, por exemplo, que era um tempo de perseguição, de sofrimento, de maus tratos, onde a necessidade ter fé em Deus para experimentar a bondade consoladora de Deus era muito real:

  • Muitos estavam sofrendo na prisão – “Lembrem-se dos presos, como se estivessem na cadeia com eles; dos que sofrem maus-tratos, como se vocês mesmos fossem os maltratados.” (Hebreus 13:3).
  • Era uma época de escassez – “Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: ‘De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.’” (Hebreus 13:5).
  • O escritor da carta, e não temos certeza de quem é autoria, deveria estar preso e com desejo de ser libertado – “Orem por nós, pois estamos certos de que temos a consciência limpa, querendo em todas as circunstâncias fazer o que é correto. Peço, com insistência, que vocês façam isto, para que eu lhes seja restituído o mais depressa possível.” (Hebreus 13:18,19).
  • Timóteo havia passado por grande sofrimento – “Saibam que o irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele vier logo, irei vê-los na companhia dele.” (Hebreus 13:23).

Os que pertenciam ao Senhor naquele tempo, como os que viveram nos tempos do Antigo Testamento, necessitaram confiar totalmente na Palavra de Deus. E nós, que vivemos neste início do século 21, precisamos que o nosso coração esteja bem firmado no Senhor, de tal maneira que os nossos lábios, falando do que está cheio o coração, assim se expressem: “afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que é que alguém pode me fazer?’” (Hebreus 13:6) – Que consolo! E é isto que nos leva também a orar: “Que a tua bondade me sirva de consolo, segundo a palavra que deste ao teu servo.” (Salmo 119:76).

Deixe um comentário