VENDO DEUS EM ESAÚ

“Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.” (Gênesis 33.10).

Jacó viu Deus em Esaú. Quem conhece o caráter e o relacionamento desses dois irmãos, achará isso improvável. Se fosse o contrário, uma vez que Jacó havia encontrado e lutado com Deus na noite anterior, seria mais lógico. De que modo, pois, Jacó viu Deus em Esaú? Jacó viu o irmão como se fosse a Deus porque este lhe estendeu graça e perdão, depois de 20 anos de inimizade. Ao longo desse tempo, Esaú havia-se consumido em amargura e desejo de vingança. Agora, porém, ao contemplar seu irmão, se comove e perdoa-lhe as ofensas. O reencontro é marcado por abraços, beijos e lágrimas (Gênesis 33.4).

É inevitável ver esta cena e não pensar no perdão e na graça de Deus pelo pecador culpado. O homem se torna como Deus quando estende a comunhão e o perdão para quem estava rompido, como fez Esaú com Jacó. Não era, portanto, sem razão que Jacó viu Deus agindo no relacionamento dos dois, pois só Deus poderia fazer algo daquela ordem e grandeza.

É admirável porque aquele era para ser um momento de sangue derramado, quando Esaú lavaria roupa suja, vomitando a mágoa de anos! Em vez disso, o encontro resultou em paz e aproximação. O irmão ofendido já não briga, protesta ou se irrita com Jacó. Em vez disso, procura esquecer as coisas que para trás ficam (Filipenses 3.13).

A surpreendente decisão de esquecer os pecados de outrora também faz pensar em Deus, porque Ele sempre trata assim o pecador arrependido. Pecado confessado é pecado perdoado. Diz Hebreus 10.17: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.

Ainda mais maravilhoso é observar como o perdão e a reconciliação abriram espaço para novo relacionamento entre os irmãos. Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti (Gênesis 33.12). Os odiosos irmãos agora se tornam amigos. Os irmãos separados querem andar juntos. Querem ficar perto. Isso também faz pensar no relacionamento de Deus com a humanidade. Em Cristo há perdão e reconciliação (Romanos 5.10).

De maneira mais singela, pode-se ver a face de Deus no rosto do crente consagrado, cujo caráter reflete perdão, amor e graça de Deus. Um bom modelo dessa realidade era D. Norma Sweeney, missionária americana, falecida há alguns anos, com quem tive oportunidade de conviver e trabalhar na APEC do Brasil. D. Norma não conhecia tempo ruim. Estava sempre com sorriso no rosto, mesmo quando desventuras lhe assaltavam, como roubo do carro ou falta de saúde. Por sua maneira de ser, ficou conhecida como “Miss Alegria”. Era fácil ver a face de Deus naquela santa mulher.

No passado, os israelitas também viram a face de Deus em Moisés, cujo rosto brilhava, após 40 dias de comunhão com o Senhor, no monte Horebe. O mesmo se pode dizer de Estêvão, que tinha um “rosto de anjo” enquanto pregava para os judeus incrédulos. Ainda hoje as pessoas esperam ver a face de Deus. Que Ele seja visto no testemunho e no rosto dos crentes.

Antonio Paulo de Oliveira (1951-2021)

Breve Histórico:

Dos seus 69 anos (ele completaria 70 no dia 07/09/2021), após ter sido consagrado ao ministério da Palavra, serviu 13 anos como missionário na APEC e 33 anos como pastor na Igreja Batista Regular. Durante os anos do seu pastorado, a cada semana, eu recebia uma preciosa mensagem do meu amigo, Pr. Antonio Paulo de Oliveira, com quem durante muitos anos servimos juntos na Aliança Pró Evangelização das Crianças – APEC (1975-1988). Ana Lúcia Sicsu, quando era sua noiva, foi aluna comigo da turma de 1977 do Instituto de Liderança para o Ministério com Crianças, o Curso Superior da APEC.

Antonio Paulo ao sair da APEC, com sua família, foi pastorear a Igreja Batista Regular Central em Boa Vista/RR (1988-2000). Depois veio para a Igreja Batista Regular do Bairro Assunção em São Bernardo do Campo/SP (2000-2020). Em dezembro de 2020 retornou para Boa Vista para pastorear a Igreja Batista Regular Calvário, onde ficou pouquíssimo tempo (12/2020–02/2021), pois tanto ele como sua esposa, devido à Covid 19, foram chamados pelo Senhor à Sua presença, no céu.

Durante todos estes anos, seu coração sempre esteve ligado à APEC, atuando como professor nos Cursos, conferencista nos Simpósios e Congressos, articulista da Revista “O Evangelista de Crianças” e também de outros jornais e revistas, tendo sido membro da Diretoria Nacional, exercendo a presidência muitas vezes.

O Pr. Antonio Paulo escrevia para o boletim da Igreja todo domingo e enviava suas mensagens para seus amigos também, e as disponibilizava para que fossem reproduzidas. Muitas delas foram reunidas em dois livros: “No Passo dos Meninos”, uma publicação da APEC e “Coisas do Alto”, uma publicação da Bunker Editorial. Este último, lançado também no início de 2021, que lamentavelmente o Pr. Antonio Paulo não chegou a tê-lo em mãos.

Suas mensagens dominicais (durante dezenas de anos) são preciosas e compartilho uma delas agora para sua reflexão, inspiração, edificação e para que você possa também compartilhar com seus contatos.

Deixe abaixo o seu comentário.

  • _ _ _ _ _ _ _ _ _

Gostaria de adquirir os livros do Pr. Antônio Paulo?

Para o livro “NO PASSO DOS MENINOS” acesse: https://apeconline.com.br/no-passo-dos-meninos.html

Para o livro “COISAS DO ALTO” acesse: https://www.amazon.com.br/Coisas-Alto-Pensai-coisas-alto/dp/6589209006/ref=sr_1_8?m=A1PDUF8WWQ0EFU&qid=1661106251&s=merchant-items&sr=1-8

Um comentário em “VENDO DEUS EM ESAÚ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Gilberto Celeti

Textos de um peregrino a caminho da Pátria Celestial

www.alerocha.net/

Apenas um peregrino...

Gospel1 WE BORN TO BROADCAST HIM

Just another WordPress.com weblog

My Blog Divonsir Borges

Pesquisar,analisar,arquivar,divulgar.

biblioterapiaa.wordpress.com/

Palavra originada do grego. Biblion: todo tipo de material bibliográfico ou de leitura Therapein: tratamento, cura ou restabelecimento

Pregando a Verdade

Reflexões cristãs para o nosso dia a dia

Florencio1's Blog

Just another WordPress.com site

martinhochimene

A topnotch WordPress.com site

martinchimene

Martinho Chimene

APEC / Brasil

Proclamar a pessoa extraordinária de Jesus Cristo a todas as crianças, em todos os contextos e culturas é a prioridade máxima!

Pr Eber Jamil's Weblog

O CANTINHO DAS MINHAS IDEIAS...

TEOPOESIA

Textos de um peregrino a caminho da Pátria Celestial

%d blogueiros gostam disto: