O CENSO DA CIDADE SANTA

“O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Este nasceu lá.” (Salmo 87.6)

No segundo semestre de 2010, o agente do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), bateu à minha porta. Queria saber se todos os que moravam comigo sabiam ler e escrever; se ultimamente havia morrido alguém da família; se tinha parente vivendo no exterior…

Após a visita, fiquei pensando no Salmo 87, onde o próprio Deus é descrito como um rei levantando censo de sua cidade, Jerusalém. Quantos vivem ali? Quantos são nascidos na cidade e quantos são estrangeiros? O notável neste levantamento é que não é mencionado o nome de nem um judeu. Os destaques são os estrangeiros. Diz o salmista: “Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram. E com respeito a Sião se dirá: Este e aquele nasceram nela; e o próprio Altíssimo a estabelecerá” (Salmo 87.4-5).

Em que sentido Raabe, Babilônia, Filístia, Tiro e Etiópia nasceram em Jerusalém? Como não há registro histórico sobre o cumprimento literal dessas palavras, então será preciso interpretá-las espiritualmente. É através da fé no Deus de Israel que todos os povos são unidos espiritualmente à Jerusalém, identificando-se com ela, como alguém que nasceu ali. “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia” (Hebreus 12.22). Este também é o ensino do Salmo 86.9: Todas as nações que fizeste virão, prostrar-se-ão diante de ti, Senhor e glorificarão o teu nome.

Como os gentios entram na santa cidade? Através do novo nascimento (O verbo nascer é usado três vezes no Salmo 87). Jesus Cristo garantiu que sem o novo nascimento ninguém entrará no reino de Deus, nem na Jerusalém Celestial (João 3.3-5). Além de pagãs, as nações citadas acima: Babilônia, Filístia, Tiro e Etiópia se portaram como inimigas dos judeus. Se Raabe representa Canaã, os cananeus foram inimigos dos judeus. Se Raabe representa o Egito, ainda mais. Na terra das pirâmides, os israelitas foram escravos por mais de quatro séculos. O que dizer da Babilônia? Nabucodonosor e seu exército invadiram e arruinaram Jerusalém, levando o seu povo cativo, incluindo a nobreza. Os filisteus não foram diferentes. Foram eternos inimigos de Israel, até serem derrotados por Davi.

Se a salvação de Deus é capaz de alcançar cananeus, egípcios, babilônicos, filisteus e etíopes, com todo o seu paganismo e inimizade contra seu povo, conclui-se que Deus é misericordioso: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2.8). Fica, ainda, evidente que em Cristo, não há mais diferença entre grego e judeu, escravo e livre, homem e mulher (Gálatas 3.28). Pela fé em Cristo, todos se tornam cidadãos do céu (Filipenses 3.20).

No censo da cidade santa, o Senhor mesmo é o agente. Cabe a ele fazer as perguntas. Ele também determina e declara quem “nasceu” na cidade e, portanto, tem o direito de viver na Jerusalém Celestial. Quanto a nós, cabe a cada um responder para si e para o Senhor se já nasceu de novo e se vai morar na santa cidade.

Antônio Paulo de Oliveira (1951-2021)

Breve Histórico:

Dos seus 69 anos (ele completaria 70 no dia 07/09/2021), após ter sido consagrado ao ministério da Palavra, o Pr. Antônio Paulo serviu 13 anos como missionário na APEC e 33 anos como pastor na Igreja Batista Regular. Durante os anos do seu pastorado, a cada semana, eu recebia uma preciosa mensagem do meu amigo, Pr. Antonio Paulo de Oliveira, com quem durante muitos anos servimos juntos na Aliança Pró Evangelização das Crianças – APEC (1975-1988). Ana Lúcia Sicsu, quando era sua noiva, foi aluna comigo da turma de 1977 do Instituto de Liderança para o Ministério com Crianças, o Curso Superior da APEC.

Antonio Paulo ao sair da APEC, com sua família, foi pastorear a Igreja Batista Regular Central em Boa Vista/RR (1988-2000). Depois veio para a Igreja Batista Regular do Bairro Assunção em São Bernardo do Campo/SP (2000-2020). Em dezembro de 2020 retornou para Boa Vista para pastorear a Igreja Batista Regular Calvário, onde ficou pouquíssimo tempo (12/2020–02/2021), pois tanto ele como sua esposa, devido à Covid 19, foram chamados pelo Senhor à Sua presença, no céu.

Durante todos estes anos, seu coração sempre esteve ligado à APEC, atuando como professor nos Cursos, conferencista nos Simpósios e Congressos, articulista da Revista “O Evangelista de Crianças” e também de outros jornais e revistas, tendo sido membro da Diretoria Nacional, exercendo a presidência muitas vezes.

O Pr. Antonio Paulo escrevia para o boletim da Igreja todo domingo e enviava suas mensagens para seus amigos também, e as disponibilizava para que fossem reproduzidas. Muitas delas foram reunidas em dois livros: “No Passo dos Meninos”, uma publicação da APEC e “Coisas do Alto”, uma publicação da Bunker Editorial. Este último, lançado também no início de 2021, que lamentavelmente o Pr. Antonio Paulo não chegou a tê-lo em mãos.

Suas mensagens dominicais (durante dezenas de anos) são preciosas e compartilho uma delas agora para sua reflexão, inspiração, edificação e para que você possa também compartilhar com seus contatos.

Deixe abaixo o seu comentário.

  • _ _ _ _ _ _ _ _ _

Gostaria de adquirir os livros do Pr. Antônio Paulo?

Para o livro “NO PASSO DOS MENINOS” acesse: https://apeconline.com.br/no-passo-dos-meninos.html

Para o livro “COISAS DO ALTO” acesse: https://www.amazon.com.br/Coisas-Alto-Pensai-coisas-alto/dp/6589209006/ref=sr_1_8?m=A1PDUF8WWQ0EFU&qid=1661106251&s=merchant-items&sr=1-8

Um comentário em “O CENSO DA CIDADE SANTA

  1. Tive o prazer de conhecer o pastor Antônio Paulo e o privilégio de ser parte das suas aulas no instituto de líderes da APEC no 2019 e realmente foi uma grande benção de parte de Deus. Inclusive tenho o livro publicado pela APEC do pastor e realmente cada mensagem que tem o livro são uma benção e tem me desafiado muito no meu ministério com crianças!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Gilberto Celeti

Textos de um peregrino a caminho da Pátria Celestial

www.alerocha.net/

Apenas um peregrino...

Gospel1 WE BORN TO BROADCAST HIM

Just another WordPress.com weblog

My Blog Divonsir Borges

Pesquisar,analisar,arquivar,divulgar.

biblioterapiaa.wordpress.com/

Palavra originada do grego. Biblion: todo tipo de material bibliográfico ou de leitura Therapein: tratamento, cura ou restabelecimento

Pregando a Verdade

Reflexões cristãs para o nosso dia a dia

Florencio1's Blog

Just another WordPress.com site

martinhochimene

A topnotch WordPress.com site

martinchimene

Martinho Chimene

APEC / Brasil

Proclamar a pessoa extraordinária de Jesus Cristo a todas as crianças, em todos os contextos e culturas é a prioridade máxima!

Pr Eber Jamil's Weblog

O CANTINHO DAS MINHAS IDEIAS...

TEOPOESIA

Textos de um peregrino a caminho da Pátria Celestial

%d blogueiros gostam disto: